CHAMADA ABERTA!
IMERSÃO CORPO DECOLONIAL - 29 de DEZEMBRO de 2025 a 04 DE JANEIRO de 2026
Sítio Nascente, Povoado da Volta da Serra (Palmeiras) - Chapada Diamantina, Bahia.
O Instituto NAU (Nascente de Artes e Utopia) convida pessoas interessadas em práticas poéticas e artesanias do convívio para a imersão CORPO DECOLONIAL nas vizinhanças do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Teremos atividades ao ar livre, camping na natureza, cozinha coletiva com fogão a lenha, banheiro seco e banho de rio (delicioso e frio). Não há eletricidade (apenas iluminação básica com placa solar) nem sinal de celular (é possível acessar a internet no povoado, após uma caminhada de 40 minutos).
.png)
Nossa proposta
É comum que conceitos cheguem a nós “pela cabeça”, isto é, por meio de nossas leituras, estudos, coisas que assistimos, trocas intelectuais... Mas é muito bom quando um conceito vai surgindo debaixo dos nossos pés, ou seja, pelo nosso próprio caminhar pelo mundo!
Em 2013, quando chegamos em Palmeiras com o nosso festival de dança de Contato Improvisação, uma ocupação central era de que fôssemos “forasteiros colonizadores”. Este primeiro evento descortinou imensas possibilidades de habitar e atuar como artistas e educadores neste território da Chapada Diamantina, caminhos que nos trouxeram, desde lá, à maturação do Instituto NAU como está organizado hoje.
Mesmo antes disso, a proposta de Dança que nos guiava, o Contato Improvisação, ainda que inicialmente “importada”, já partia do pressuposto de que “aprender dança” não é necessariamente o mesmo que copiar e repetir, e de que a “a dança do outro” pode não ser bem-vinda ou não caber no meu corpo.
Dançar podia surgir do Encontro, em variadas formas, ritmos, texturas, significâncias, transformações mútuas: seria preciso aprender a Encontrar.
Assim, tecendo nossas relações neste território diamantino, construindo nossos lares, elaborando nossas poéticas e inquietações, seguimos aprendendo a Encontrar... Encontrar pessoas, leituras, modos de viver, conceitos, conflitos e contradições… Ao mesmo tempo, o mundo seguiu suas transformações e tensionamentos, intensificando algumas pautas sobre outras, para nós e para a coletividade maior.
É desta forma que aqui chegamos com a proposta deste título-conceito de “Corpo Decolonial” para a próxima imersão de virada de ano na Volta da Serra. A ideia é que possamos usar esta ocasião para fazer convergir nossas práticas artísticas, educacionais e do viver. Sobretudo no que diz respeito ao nosso interesse pelo corpo-movimento, nossas referências intelectuais e nossas práticas sobre decolonialidade, contra-colonialidade, e sobre resistência às opressões de gênero, raça, classe e religião que instauram as monoculturas todas: do pensamento, do sentir, dos modos de se relacionar e trabalhar.
A imersão vai acontecer de 29 de dezembro a 04 de janeiro, no Sítio Nascente, no povoado rural da Volta da Serra (Palmeiras-BA). O valor da inscrição é de R$ 1.500,00 (incluindo espaço para camping e alimentação) e reunirá um grupo máximo de 15 pessoas. Inscrições abertas desde já, com possibilidades de parcelamento.
Prepare-se!
Vamos oferecer os seguintes tipos de atividades:
-
Práticas diárias de movimento, voz, desenho e escrita criativa;
-
Convivência intensa durante a realização coletiva das tarefas cotidianas (preparação das refeições, limpeza e manutenção dos espaços);
-
Compartilhamentos acerca da atuação social/educacional do Instituto NAU com/para as comunidades locais;
-
Trocas que propiciam o desenvolvimento de projetos individuais das pessoas partricipantes;
-
Tempo livre.
Investimento: R$ 1.500,00
Valor especial com 10% de desconto para quem assina nosso "Apoio Participante"
Não é assinante e gostaria de se tornar? Clique AQUI para saber como funciona! É rápido, fácil e você pode cancelar a qualquer momento sem burocracias.
Crianças de 06 a 12 anos: 50% do valor.
Crianças até 05 anos: sem custos.
APENAS 15 VAGAS!!!
RECOMENDA-SE ENVIAR SEU PEDIDO DE INSCRIÇÃO O QUANTO ANTES!
Preencha formulário de inscrição no link abaixo. Instruções para o pagamento serão enviadas quando sua inscrição for confirmada.
O valor da inscrição inclui:
-
Alimentação vegetariana (preparada coletivamente)
-
Infraestrutura para camping no Sítio Nascente, na Volta da Serra
-
Programação completa de atividades da Imersão Corpo Decolonial
-
Transporte entre a rodoviária de Palmeiras e o Sítio Nascente no início e final da residência
Checklist para se preparar:
-
SOBRE A VIAGEM: Passagens de ônibus para Palmeiras podem ser compradas no site da empresa GUANABARA. O transporte entre a rodoviária de Palmeiras e o Sítio Nascente já está incluído no valor da inscrição: saindo no dia 29 de Dezembro pela manhã e retornando no início da noite do dia 04 de Janeiro. Além destas datas e horas, dispomos de contatos para fretes de vans e carros aos quais você poderá recorrer, por conta própria, segundo suas necessidades específicas. IMPORTANTE: na época das festas de final de ano as passagens de ônibus costumam se esgotar com rapidez, o que exige comprar com a maior antecedência possível
-
Barraca de camping em boas condições, que suporte bem chuva e vento
-
Colchonete, saco de dormir, isolante, travesseiro, cobertor, o que mais for preciso para dormir confortavelmente na barraca (a temperatura cai razoavelmente durante a noite)
-
Roupa de frio para as noites. Por outro lado, não precisa encher a mochila de roupas não, que será necessário muito pouco para os dias.
-
Lanterna! Imprescindível! Não pense na lanterna do celular, o lugar para carregá-lo estará a mais de 2km morro acima!
-
Bota ou tênis confortável e impermeável para caminhadas
-
Capa-de-chuva. Não é totalmente necessário, mas é bom prevenir
-
Repelente de insetos
-
Medicamentos pessoais, se for o caso (existem farmácias em Palmeiras, mas se o medicamento for muito específico é melhor trazer)
-
Sabão-sabonete biodegradável para banhos no rio (recomendamos sabão de coco: bom, barato e encontrado facilmente no mercadinho em Palmeiras)
-
Seus apetrechos e recursos criativos possíveis (não precisa trazer o piano-de-cauda, a não ser que queira deixá-lo…)